VÍDEO: “É horrível”: terreno abandonado vira lixão e ponto de queima de fios no bairro Passo d’Areia

VÍDEO: “É horrível”: terreno abandonado vira lixão e ponto de queima de fios no bairro Passo d’Areia

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Um terreno, localizado no final da Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, transformou-se em um lixão a céu aberto e um ponto de transtorno para os moradores da região. O local, que pertence aos antigos depósitos dos ferroviários no km 2, hoje se resume a prédios abandonados e uma extensa área verde que, segundo a vizinhança, é utilizada para descarte irregular de lixo e, principalmente, para a queima de fios para a venda de cobre.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A reportagem do Diário esteve no terreno, que fica entre a Avenida Liberdade e a Rua Inspetor Goulart. Apesar de ter sido limpo recentemente pela prefeitura, de acordo com os moradores, já era possível visualizar novos focos de lixo espalhados. Em um dos pontos, uma fogueira com resíduos ainda queimava.

Veja e reveja: 

O relato da vizinhança

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Duas moradoras, que preferiram não se identificar por medo de retaliação, relataram o cotidiano de conviver com o problema. Elas contam que a prática de queimar lixo e fios é constante e gera uma fumaça tóxica que impede até mesmo de secar roupas no varal.


– É gente queimando lixo, é gente queimando fio para vender. O pior de tudo é o fio, que eles fazem umas fogueiras enormes, que poluem tudo a casa da gente, não dá para botar roupa na cerca, nada – disse uma das residentes.


Conforme elas, o ciclo de limpeza e descarte é vicioso.


– A prefeitura vem num dia e limpa, no outro dia, se tu passar aqui, está lotado de lixo de novo. Se tu passar de tarde ali, já tem uma montanha – conclui uma delas.


Suspeita da queima de fios

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A prática de queimar fios para derreter o plástico e extrair o cobre é comum no mercado irregular de reciclagem. O quilo do fio de cobre pode ser vendido por mais de R$ 40, segundo relatos ouvidas pelas reportagem e a prática de queimar o corpo do fio e deixar só o cobre, agrega valor ao material. Conforme o Diário já mostrou, o furto de fios em Santa Maria vem aumentando e já causa um prejuízo milionário aos cofres do município. Não há, no entanto, informações oficiais que liguem a prática de queima de fios no terreno do bairro Passo d'Areia com os furtos registrados na cidade.



NOTA DA PREFEITURA

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Superintendência Água, Esgoto e Resíduos Sólidos, explica que nesse ponto é bem recorrente os descartes gerados por mau hábito da população. Em pontos assim, o serviço de limpeza em focos de lixo já faz parte do cronograma e ocorre com periodicidade.

Primeiras da tropa: Santa Maria inicia processo seletivo para o serviço militar feminino Anterior

Primeiras da tropa: Santa Maria inicia processo seletivo para o serviço militar feminino

Aumento de lixo espalhado em contêineres leva à criação de nova rota de limpeza em Santa Maria Próximo

Aumento de lixo espalhado em contêineres leva à criação de nova rota de limpeza em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI